O Cabelo
O cabelo é um filamento de queratina produzido pelas células da pele. Compreende duas porções principais:HASTE CAPILAR (porção acima do nível da pele) e RAIZ (dentro do folículo).
O cabelo é uma proteção natural da pele da cabeça. Age, em especial, como um filtro solar natural e protege contra o frio e o traumatismo.
O cabelo possui a mesma estrutura de todos os pêlos do corpo humano, porém tem suas diferenças. Se divide em três partes: cutícula, córtex e medula.
CutículaCamada externa do fio de cabelo que se divide em camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas pelo clima, poluição, por ações como escovar, pentear, e transformações químicas (alisamento, permanente, tinturas, etc). Sua composição básica é feita de aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais. É responsável pelo brilho, maciez e pela proteção dos fios.
CórtexRegião intermediária onde a estrutura do fio é transformada através de intervenções químicas radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos. É responsável pela elasticidade, resistência e pela cor dos fios.
MedulaÉ a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico do fio.
O pH do CabeloO termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros, ou seja, com pH igual ao do cabelo, pele e unha, ou levemente ácidos (considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

0 opiniões: